Você está aqui: Capa > Cuidados Especiais > Reeducação Alimentar

Reeducação Alimentar

Reeducacao Alimentar

Reeducacao Alimentar

Reeducação Alimentar: A Maneira Duradoura de Manter a Forma

 Por Raphaela Perin

Quem não deseja perder todos os quilinhos indesejáveis do dia para a noite? É claro que toda mulher tem este sonho, mas infelizmente ele não existe. A melhor opção ao tentar emagrecer é fazer a reeducação alimentar, ou seja, aprender a ter uma alimentação saudável para perder peso aos poucos e permanentemente. Quem tem paciência e força de vontade, passa não só a ter um corpo em forma, como também a ter mais saúde.

Como Fazer

A reeducação alimentar exige um pouco de esforço e comprometimento, mas promete resultados maravilhosos, que qualquer pessoa gostaria de obter. Não existe segredo nem mistério. Basta começar a se alimentar de maneira mais equilibrada e eliminar as gorduras, frituras e doces. É claro que você não precisa deixar de comer para sempre, mas é bom limitar a momentos específicos e sempre cuidando para não “enfiar o pé na jaca”.

O que é um sacrifício no começo, acaba tornando-se prazeroso e normal. Quando você perceber, já está com uma alimentação saudável. Isto evita o efeito sanfona e também melhora muito a saúde, evitando problemas de diabetes, colesterol, sobrepeso, etc. Mas como praticar a reeducação alimentar? O primeiro passo é começar a comer mais frutas, verduras e legumes, sem achar que se deve comer só isso. Limitar a alimentação é um choque grande, especialmente no início, e a chance de você acabar deslizando e comendo um monte de coisas que não pode torna-se maior. Portanto, acostume-se aos poucos com a nova alimentação.  O grande objetivo da reeducação alimentar é saber comer de tudo com moderação.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é o seu organismo. Por isso, é recomendado que a reeducação alimentar seja feita com o auxílio de uma nutricionista. Esta profissional poderá indicar o que é melhor para você, adequando o cardápio caso haja alguma doença pré-existente.

Reeducacao Alimentar

Reeducacao Alimentar

De qualquer forma, existem algumas regrinhas básicas que ajudam a montar qualquer cardápio de reeducação alimentar – e que você pode seguir sem medo:

– É aconselhável ingerir bastante líquido, especialmente água. O melhor é tomar cerca de dois litros por dia, ou seja, uma média de oito a 10 copos diariamente.

– Quando estiver com vontade de comer algo diferente, prefira fazer em casa. Evite consumir fast foods e alimentos industrializados. Por mais que o alimento seja calórico, com certeza ele será melhor para a saúde se for feito em casa.

– Comece a cortar o consumo de refrigerante. Prefira sempre os sucos naturais, que têm mais vitaminas e são menos calóricos.

– Troque os alimentos pelas suas versões integrais. Você pode – e deve – fazer isso com o arroz, o pão, o macarrão, etc.

– Evite alimentos que contêm muita gordura, como queijos amarelos, carnes gordas, frituras em geral, manteiga, entre outros.

– Continue consumindo doces, mas faça isso somente uma ou duas vezes por semana e em quantidades pequenas, só para matar a vontade.

– Faça exercícios com regularidade. Eles ajudam a perder peso, a fortalecer os músculos, a definir o corpo e a diminuir a quantidade de gordura ao mesmo tempo em que aumenta a porcentagem de massa magra.

Com estas dicas, você pode começar a ter uma alimentação saudável agora mesmo. Você não vai se arrepender se tiver persistência.

http://www.youtube.com/watch?v=QtH1bjObs94


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*