Você está aqui: Capa > Saúde > Período Fértil Feminino

Período Fértil Feminino

Periodo Fertil Feminino

Periodo Fertil Feminino

Período Fértil Feminino

Por: Valéria Nagy 

O período fértil feminino ocorre quando os óvulos ficam maduros e prontos para receber o espermatozoide, que o fecundará, dando início à gravidez.

O cálculo do período fértil é garantido quando a mulher tem o ciclo menstrual regular, ou seja, quando não há alteração nas datas em que menstrua. Para calcular o período fértil devem-se contar quantos dias há de intervalo entre uma menstruação e outra.

Esse período ocorre por três dias, em média, a partir no 14º dia após a menstruação. Essa conta deve ser feita contanto a partir do primeiro dia em que a menstruação desce, na mulher cujo ciclo menstrual dure 28 dias.

O Que Ocorre Nesse Período?

Periodo Fertil Feminino

Periodo Fertil Feminino

As mulheres carregam folículos prontos para ovular ao longo da vida. Esses folículos crescem em determinado período, quando o cérebro envia mensagens para o corpo produzir os hormônios estrogênio e progesterona.

Quando o organismo libera o hormônio luteinizante (LH), começa a ovulação. E quando o folículo libera o óvulo, a trompa de Falópio capta esse óvulo da superfície do ovário. Quando há relação sexual, a ejaculação masculina expele milhões de espermatozoides que nadam até a trompa, ocorrendo a fertilização.

O óvulo fertilizado atravessa a trompa e chega até o útero. O organismo então produz o hormônio progesterona, que transformará o endométrio em um tecido próprio para que o embrião seja implantado no útero, momento em que ocorre, então, a gravidez.

Saber qual o período fértil auxilia as mulheres que desejam engravidar, pois podem “programar” as relações sexuais com mais frequência nesses dias, aumentando a chance de gravidez. Em contrapartida, quando não há o desejo de engravidar, a mulher pode programar não ter relações sexuais nesse período — é o que se chama de “tabelinha” — ou fazer uso de contraceptivos como a camisinha ou o diafragma, por exemplo.

Esse processo ocorre todo mês e quando não ocorre há gravidez, passadas cerca de duas semanas os níveis de estrogênio e progesterona diminuem e o endométrio murcha, ocorrendo a menstruação. A Tensão Pré-Menstrual (TPM) acontece pela elevação dos hormônios estrogênio e progesterona no período da ovulação e por essa elevação ocorrem alterações no organismo feminino, causando sensíveis mudanças emocionais, além de desconforto como sensibilidade nos seios e dores.

Agora as mulheres que não têm o ciclo menstrual regular têm maior dificuldade em calcular o período fértil, pois os atrasos na menstruação podem ser constantes, o que impossibilita fazer a conta exata dos dias da ovulação. Nesses casos, o que se pode ter é uma ideia aproximada do período, calculando mais ou menos os dias que a menstruação costuma atrasar. Para quem tem ciclos irregulares é recomendado contar ao ginecologista, para investigar as causas dessas irregularidades menstruais.


Um comentário

  1. muito bom esse esse site.adorei

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>