Você está aqui: Capa > Saúde > O Que São os Métodos Contraceptivos

O Que São os Métodos Contraceptivos

Entendendo os Métodos Contraceptivos

O Que Sao os Métodos Contraceptivos

O Que Sao os Métodos Contraceptivos

Por: Valéria Nagy 

Uma das maiores preocupações que as mulheres têm é da gravidez indesejada. Para que possam ter a vida sexual ativa sem o medo de engravidar, existem vários métodos contraceptivos, que são meios que evitam que haja o contato entre o espermatozoide e o óvulo.

Conheça Os Métodos

Tabelinha

É o cálculo que a mulher faz para saber exatamente quando entra no período fértil, evitando nesse período ter relações sexuais.

Coito interrompido

É quando o homem tira o pênis de dentro da vagina antes de ejacular.

Camisinha e Diafragma

A camisinha é utilizada pelo homem e consiste em um método que barra o esperma na ejaculação a entrar na vagina, impedindo, assim, a fecundação e, consequentemente, a gravidez. Já foi desenvolvida também a chamada “camisinha feminina”, é feita de borracha nitrílica ou poliuretano.

Há também o diafragma, também um método de barreira, feito de silicone ou látex, que cobre o colo do útero, impedindo a passagem de espermatozoides.

Diu

É um dispositivo intrauterino, inserido via intervenção cirúrgica. Pode ou não conter hormônios e sua eficácia é de 97%. Ele deixa o endométrio (parede do útero) hostil à fixação do óvulo fecundado, dificultando a gravidez.

Laqueadura

Também conhecida como ligadura de trompas, é um método contraceptivo feito por cirurgia, onde são obstruídas as trompas (amarradas ou cortadas), o que impede que óvulo desça e o espermatozoide suba, não possibilitando a fecundação.

Pílula do dia seguinte

É um método de contracepção de emergência, para quando a relação sexual é feita sem prevenção. Deve ser usada imediatamente após o ato ou até 72 horas depois. Ela altera os hormônios e não permite a fecundação do óvulo, mesmo que tenha tido a entrada do espermatozoide.

Pílulas Anticoncepcionais

São pílulas carregadas de hormônios, que dificultam a ovulação, e deve ser tomada todos os dias, sem falta, preferencialmente no mesmo horário.

Vasectomia

É o processo de esterilização masculina, feito por meio de cirurgia. Consiste em retirar parte dos dutos (canais) que levam o espermatozoide na hora da ejaculação. Esses canais são amarrados e impedirão que os espermatozoides cheguem ao sêmen.

São muitos os métodos desenvolvidos para evitar uma gravidez não programada. Em todos eles é fundamental a orientação médica. Como são procedimentos ou cirúrgicos ou carregados e hormônios, é necessária a realização de exames para saber quem pode usar o que e qual tipo é o melhor para cada pessoa. A camisinha e o diafragma são os mais simples de usar, mas, ainda é assim, é importante a recomendação médica e a orientação sobre como usá-los. Geralmente se recomenda combinar dois métodos ao mesmo tempo, pois nenhum tem eficácia garantida de 100% de contracepção. Tudo depende do organismo de cada um. Procure um médico sempre.

Informações Sobre Métodos Contraceptivos

Imagem de Amostra do You Tube

Confira Nossa Galeria de Conheça Vários  Métodos Contraceptivos


2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>