Você está aqui: Capa > Saúde > É Possível Engravidar Mesmo Tomando Anticoncepcional?

É Possível Engravidar Mesmo Tomando Anticoncepcional?

Pílulas e Gravidez

Por: Valéria Nagy 

Pílulas e Gravidez

Pílulas e Gravidez

No mundo moderno, ainda existem muitas dúvidas quando o assunto é gravidez. Isso se dá pelo fato de (por incrível que pareça) esse tema ainda ser um tabu. Engraçado perceber como as pessoas fogem de falar sobre algo tão natural quanto acordar todos os dias: fazer sexo. Diante disso vivemos situações desnecessárias, como engravidar “sem querer”.

Mas muitas mulheres acabam engravidando mesmo quando fazem uso de pílulas anticoncepcionais. A pergunta é por que isso acontece? É claro que não é uma regra, a pílula é método seguro, com mais de 90% de eficácia, mas às vezes ocorre a gravidez. Sempre recomendado é, ainda que usando a pílula, o homem use camisinha na relação. Uma prevenção a mais, que não faz mal a ninguém.

Mas, enfim, quando acontece a gravidez fica demonstrado que aqueles 10% de chance de fato pode ocorrer.

As pílulas são basicamente doses de hormônios que devem ser tomadas diariamente. Essas doses hormonais são o que previnem a gravidez, pois atuam como inibidores da ovulação. E sem ovulação não há fecundação. Isso faz com que o óvulo não se afixe na parede do útero, portanto, sem a possibilidade de engravidar. Por isso é necessário que a pílula seja tomada todos os dias. Um esquecimento pode ocasionar falha.

Fique De Olho!

Fique de Olho

Fique de Olho

Outra informação importante é sobre a absorção dos hormônios pelo organismo. Quando feito por via oral, há um período para que essa absorção ocorra. Havendo qualquer problema que force o organismo a expelir líquidos, pode fazer com que os hormônios sejam expelidos nesses líquidos, o que não permitirá sua absorção e, consequentemente, provocará a falha na eficácia da pílula. Isso pode acontecer quando há vômito ou diarreia, por exemplo.

Então a mulher deve ficar atenta a essas situações. Quando tiver algum problema como esses, deve ter em mente a possibilidade da falha do anticoncepcional. Uma alternativa são os adesivos contraceptivos, que, por serem colados à pele, jogam os hormônios diretamente na corrente sanguínea, o que agiliza a absorção pelo organismo.

Mulheres em período fértil fiquem atentas a essas dicas e cuidem-se. Não há nenhum método contraceptivo com 100% de eficácia, por isso é fundamental que a mulher conheça e domine o seu próprio corpo, para saber reconhecer os sinais que ele emite, inclusive quais são os períodos de ovulação, etc. E tenham em mente que mesmo usando métodos anticoncepcionais é importante não esquecer desses períodos e precaver-se nos momentos em que tiver relações sexuais. Os medicamentos não estão fora de riscos de falha, nem o corpo está livre de “deixar escapar” um óvulo que poderá ser fecundado.

Em todos os casos, sempre consulte um ginecologista. Tire suas dúvidas (todas) e siga as orientações médicas.

Saiba Mais Sobre a Pílula Anticoncepcional

Imagem de Amostra do You Tube

Confira Nossa Galeria de Fotos e Comente!


Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>