Você está aqui: Capa > Saúde > Drenagem Linfatica Das Mamas

Drenagem Linfatica Das Mamas

Drenagem Linfática Das Mamas

Drenagem Linfatica Das Mamas

Drenagem Linfatica Das Mamas

Por: Valéria Nagy 

Para falarmos de drenagem linfática das mamas, temos que falar primeiro sobre o que é drenagem linfática.

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático a acelerar. Foi desenvolvida pelo terapeuta Emil Vodder, na Dinamarca, na década de 1930.

O sistema linfático produz um líquido de nome linfa que circula pelos vasos linfáticos e auxilia na “limpeza” do sangue e também no fortalecimento do sistema imunológico.

A drenagem linfática ajuda no processo de retirada dos resíduos metabólicos, levando-os aos vasos capilares, os direcionando para serem eliminados. Também colabora para a regeneração dos tecidos, bem como no combate à celulite.

A técnica é também relaxante, mas contraindicada para quem tem trombose, hipertensão, câncer e bronquite asmática.

A Drenagem Linfática das Mamas

Essa drenagem (das mamas) é feita principalmente após cirurgias nas mamas. O que ocorre é que quando se faz um cirurgia nas mamas, se faz geralmente para a retirada de gânglios. Isso altera a circulação da linfa no local e diminui as defesas do organismo ali.

Segundo a fisioterapeuta Tatiana Degaspari Zanetti “A linfa é um líquido incolor, transparente, que circula em vasos linfáticos, é filtrada pelos linfonodos e posteriormente devolvida ao sangue próximo ao coração. Com a remoção dos gânglios, a passagem da linfa fica mais difícil e lenta, e pode, às vezes, se acumular no braço, no ombro e no tronco do mesmo lado da cirurgia, sendo que a região vai se tornando mais inchada e pode se instalar o linfedema. Felizmente, o corpo humano tem outras vias de passagem do líquido”.

Drenagem Linfatica Das Mamas

Drenagem Linfatica Das Mamas

E para ativar estas vias chamadas de vasos linfáticos acessórios, a drenagem linfática é muito boa. Feita manualmente, a drenagem linfática é uma massagem que utiliza movimentos circulares na região, de forma lenta e mantendo um mesmo ritmo.

Evidentemente, o resultado é fazer a linfa circular normalmente na região. Alivia as dores e promove bem-estar.

Quem Pode Aplicar

A drenagem linfática das mamas é uma terapia usada como auxiliar em tratamentos oncológicos pós-operatórios na região afetada. Deve ser aplicada por um fisioterapeuta com experiência na técnica.

Geralmente a drenagem é feita na região das axilas, onde há grande concentração de linfonodos axilares e, por isso, surjam gânglios com certa frequência na região.

Próteses Mamárias

Hoje em dia é muito comum as mulheres quererem colocar próteses mamárias, normalmente de silicone, para aumentar ou dar aparência mais estética aos seios. Até mesmo mulheres que retiraram as mamas por causa de câncer, optam por fazer os implantes, para sentirem-se melhor, pois a aparência dos seios fica “normal”. Para todas, é recomendado fazer uma drenagem linfáticas alguns dias após a cirurgia. O procedimento será solicitado pelo médico responsável pela cirurgia e pós-operatório.

Confira Nossa Galeria de Fotos e Comentem!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>