Você está aqui: Capa > Saúde > Depressão Tem Sintomas Que Devem Ser Identificados Rapidamente

Depressão Tem Sintomas Que Devem Ser Identificados Rapidamente

Como Identificar Os Sintomas Da Depressão

Como Identificar Os Sintomas Da Depressão

Como Identificar Os Sintomas Da Depressão

Por Raphaela Perin

Há quem acredite e há quem ache que isso é futilidade e coisa de gente que não tem o que fazer. Independentemente da sua posição, a verdade é que a depressão atinge milhões de pessoas somente no Brasil. Elas são de todas as idades, de ambos os sexos, possuem diferentes níveis sociais e de escolaridade e trabalham em profissões bastante diversificadas. No entanto, possuem este distúrbio em comum.

A grande dificuldade destas pessoas é aceitar que estão sendo acometidas pela depressão e que isso não é positivo. E entender os sintomas da doença é o primeiro passo para detectar o problema e começar a tratá-lo.

Sintomas

A depressão é uma doença muito presente na sociedade atual. Ela traz consequências nefastas se a pessoa não lutar contra a depressão, porque causa problemas na vida social e profissional. De maneira geral, a depressão é reconhecida pelo fato de a pessoa perder a vontade de fazer coisas que antes davam prazer ou eram comuns, como assistir à televisão, escutar uma música, sair com os amigos, passear e trabalhar. Mas a doença também pode vir disfarçada e trazer outros sintomas, que dificultam o diagnóstico.

Esta falta de vontade de fazer coisas simples do dia a dia acomete todas as pessoas que sofrem com a depressão. Mas alguns casos podem também ocasionar dores nas costas, prisão de ventre e falta de libido.

Em qualquer caso, há nove sintomas que são mais comuns entre os pacientes que sofrem de depressão:

Desregulação do organismo – a pessoa que sofre com a depressão costuma ficar com o organismo totalmente desregulado. Assim como acontece a prisão de ventre, o paciente também pode comer mais ou menos que o normal; ter dores no estômago, de cabeça ou nas costas; suor excessivo; tremor; palpitações; e outros problemas similares. É fácil perceber quando um destes problemas está relacionado à depressão porque eles não desaparecem com o uso de remédios.

Depressao Sintomas

Depressao Sintomas

Pensamentos negativos – a depressão tem uma característica muito forte de fazer a pessoa pensar de maneira negativa. Mesmo que estas ideias não tenham muito sentido, a pessoa acredita que elas são verdadeiras e não consegue parar de pensar nisso.

Falta de libido – a falta de libido está relacionada não somente com o desejo sexual, mas com o desejo pela vida como um todo. A pessoa que sofre com a depressão costuma não ter vontade de fazer sexo e nem fazer coisas vistas como agradáveis antigamente, como passear com os amigos, por exemplo.

Ter comportamentos estranhos – a pessoa que sofre de depressão pode ter alguns comportamentos estranhos, como observar constantemente se as janelas e portas estão fechadas. Neste caso, também é possível que o paciente esteja com o transtorno obsessivo-compulsivo, mais conhecido como TOC. Os dois problemas podem aparecer juntos ou separados.

Problemas de concentração – a depressão pode causar problemas na concentração. A pessoa pode não conseguir guardar na memória coisas que leu e fez, agindo no modo automático. Em pacientes com mais idade, este pode ser o principal sintoma da depressão. Outro sintoma comum aos deprimidos e que costuma ajudar na falta de concentração é a insônia.

Menos beleza – pessoas com depressão costumam ser menos vaidosas e isso “esconde” a beleza da mesma. O paciente costuma ter olheiras, as mulheres não se maquiam, os cabelos e as unhas estão fracos por não serem bem cuidados, etc. Isso prejudica a visão pessoal que a pessoa tem de si mesma.

Sentimentos esquecidos – dependendo do nível de depressão ao qual a pessoa está sofrendo, ela pode ter a sensação de que está adormecida, ou seja, que não tem sentimento algum. Ela não fica nem feliz e nem triste e vive num estado de entorpecimento.

Retorno ao passado – o deprimido pode lembrar com frequência de problemas e situações complicadas que viveu no passado, culpando-se e arrependendo-se por atitudes tomadas. Além disso, problemas atuais são vistos como extremamente complexos, mesmo que possam ser resolvidos com facilidade.

Ficar mais triste em dias nublados e chuvosos – o mau tempo pode aumentar a sensação de tristeza do deprimido. Existem também algumas pessoas que ficam tristes somente nos dias em que o tempo está “fechado”; essa situação é conhecida por depressão sazonal.

Confira Nossa Galeria de Fotos e Comentem!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>