Você está aqui: Capa > Cuidados Especiais > Como Se Formam as Espinhas?

Como Se Formam as Espinhas?

Saiba Tudo Sobre as Espinhas

Por: Cristiane Amaral 

Como Se Formam as Espinhas

Como Se Formam as Espinhas

Só quem já sofreu com espinhas no rosto sabe o desespero que é. Muitas mulheres passam por esse problema em algum determinado tempo da sua vida. Algumas mais novas e outras um pouco mais velhas. Esse problema pode acontecer por diversas razões, e para tratar o problema é necessário descobrir o foco do problema.

Como se Formam as Espinhas?

As glândulas sebáceas fabricam um tipo de gordura essencial á proteção da pele. Mas quando a produção é excessiva e isso pode acontecer por razões hormonais ou genética, boa parte do sebo fica retido entupindo os poros.

Com tanta gordura acumulada, acabam facilitando a alimentação das bactérias, principalmente a Proprionibacterium acnes. Saciada a fome do micróbio, começa a digestão quando são liberadas substâncias tóxicas altamentes irritantes. E para sanar os danos no local, entram em cena as células de defesa.

Do confronto entre o exército a serviço do corpo e os microorganismos famintos resulta uma inflamação com pus. Ao chegar á superfície, a secreção da origem à pústula, popularmente conhecida como espinha.

A explicação dada acima é baseada na linguagem da medicina. Mais vamos agora falar de uma forma clara como as espinhas aparecem e como podemos cuidar das mesmas e evita-las.

Vamos entender um pouco mais sobre a classificação por grau de gravidade das espinhas:

Grau 1 leve- A acne(espinha) caracterizada principalmente pela presença de pontos negros mais conhecidos como comedões, e espinhas com pus. As lesões principais não são inflamatórias.

Grau 2 moderada- Acne caracterizada pelo aparecimento de pústulas e comedões no rosto, havendo o risco de formar cicatrizes.

Grau 3 moderadamente grave- Grande quantidade de pústulas e comedões tanto no rosto como nos ombros e peito. Geralmente são formadas cicatrizes, e pode ocorrer a formação de cistos e de nódulos.

Grau 4 grave- Grande quantidade de cistos e nódulos, com a formação de cicatrizes de grande gravidade. A este grupo pertence à acne nodular e acne conglobata que é caracterizada por muitas lesões nodulares grandes, dolorosas e lesões pustulosas juntamente com muitas pequenas pápulas, pústulas e comedões.

Como Se Formam as Espinhas

Como Se Formam as Espinhas

Cuidados Básicos

Para quem sofre com as espinhas na pele do rosto, o ideal é cuidar da pele usando produtos de limpeza diariamente, o ideal é usar produtos específicos como sabonete neutro para retirar toda sujeira e maquiagem da pele. Em seguida deve suar esfoliante que serve para retirar as células mortas da pele e assim ajudar a abrir os poros. E por último usar um hidratante adequado ao seu tipo de pele, isso irá ajudar no crescimento e na saúde da pele.

Dicas Especiais Para Quem Tem Espinha

Evite ao máximo usar produtos oleosos, pois o uso do mesmo só irá agravar mais ainda o problema da espinha. Prefira produtos á base de água ou comedogênicos que têm propriedades que impedem a obstrução dos poros.

Não esprema as espinhas que aparecem no seu rosto. Pois com esse ato você irá promover a propagação de bactérias que lá se encontram e irá provocar infecções e cicatrizes na pele!


Um comentário

  1. Elaine diz:Ole1! Me chamo Elaine e tenho 28 anos. Nunca tive espinhas ate entao. MInha pele sermpe foi lisinha e macia ate uns dois meses atras qdo comecaram a aparecer essas ,tanto externas, como internas com ponta ou seu ponta de todo tipo. E super inflamadas.. pois eu nao consigo tirar a mao de cima delas. Minha pele e super seca DEpois que as espinhas desincham.. ou seja, qdo eu as espremo minha pele fica roxa.. No inicio, eu pensei que fosse alergia a alguma coisa, entao parei de comer nozes, castanhas, amendoins por uma semana mas nada mudou.. fiz o mesmo com laticinios parece ate que deu uma melhorada por uns dois dias.. mas depois piorou novamente. Meu esposo, que tem a mesma idade que eu, e um amigo que mora conosco que tem 49 anos tambem esta com o mesmo problema. Sera qeu eh algo que nos estamos comendo ou bebendo? As minhas ainda sao as mais inflamadas Ate na cabeca tem aparecido umas.. No rapaz de 49 anos tambem Me de uma luz please!!!!Aguardo ansiosa por sua resposta e desde ja agradeco,Elaine

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*