Você está aqui: Capa > Saúde > Como Fazer Mamografia: Você Sabe Como É Feito Este Exame?

Como Fazer Mamografia: Você Sabe Como É Feito Este Exame?

Como Fazer Mamografia

Como Fazer Mamografia

Como Fazer Mamografia

Por: Valéria Nagy

Mamografia é um procedimento que serve para avaliar a saúde das mamas. É um tipo de raio-x. O exame diagnostica a existência de câncer nas mamas, doença que pode atingir homens e mulheres. É um exame importante, pois consegue detectar o câncer muito precocemente. Por isso é recomendado que se faça esse exame todos os anos.

Quando Deve Ser Feito?

É recomendado que mulheres acima de 40 anos devam fazer a mamografia anualmente, porém, por ser um exame muito eficaz, as mulheres com menos de 40 deveriam fazer também, especialmente as que têm histórico de câncer de mama na família. Homens também podem ter câncer de mama, não podemos esquecer.

Como é Realizado o Exame?

A mamografia não é um exame confortável de ser feito, mas é extremamente importante para a saúde principalmente das mulheres, pois elas têm a maior incidência de casos de câncer de mama.

Em um aparelho especial para esse exame, a mulher apoia a mama em um local próprio e o aparelho fará uma pressão sob a mama. Esse procedimento pode causar desconforto, mas é importante para que o aparelho faça a análise de toda a mama. O procedimento é o mesmo para as duas mamas.

O resultado costuma ficar pronto em dois dias.

Conhecendo o Câncer de Mama

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge as mulheres, no mundo. Ele é provocado por alterações no tecido do seio, por meio do desenvolvimento anormal de células no local.

Como Fazer Mamografia

Como Fazer Mamografia

Esse tipo de câncer é tratável, especialmente quando diagnosticado precocemente, por isso a grande importância de realizar a mamografia. Outra forma de a mulher perceber que algo pode não estar normal nas mamas é o autoexame dos seios, onde a mulher apalpa os próprios seios para verificar a existência ou não de nódulos.

Não há uma causa definida para o desenvolvimento do câncer de mama, mas há alguns fatores que podem colaborar, como o histórico familiar (genética), exposição à radiação, tabagismo, uso excessivo de bebidas alcoólicas, terapias hormonais à base de estrogênio, obesidade. Porém, qualquer mulher está sujeita a desenvolver o câncer de mama.

Os principais sintomas são o aparecimento de nódulos nos seios; mudança de cor, enrugamento ou saliência na pele da região dos seios; mudança no tamanho ou no formato dos seios; secreção nos bicos dos seios; nódulos na região das axilas. É importante ressaltar que nem todos os nódulos que aparecem nos seios são sinais de câncer. Por isso, ao notar a presença de algum ou alguns, procure um médico, para que possa fazer exames de diagnóstico.

Quando a mamografia detecta a presença de nódulo que possa ser cancerígeno, será feita uma biópsia, que pode ser retirada por meio de uma agulha.

Confira Nossa Galeria de Fotos e Comentem!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>