Você está aqui: Capa > Saúde > Adesivos Contraceptivos

Adesivos Contraceptivos

Adesivo Contraceptivo

Adesivos Contraceptivos

Adesivos Contraceptivos

Por: Valéria Nagy 

Método anticoncepcional recente, o adesivo contraceptivo (adesivo transdérmico) tem eficácia equivalente às pílulas anticoncepcionais (99,3% a 99,6%).

São três adesivos por embalagem, que devem ser trocados a cada uma semana (21 dias) e deve ser colado no primeiro dia da menstruação, ficando sete dias colado na pele. Após três semanas, retira-se o adesivo para que a menstruação ocorra.

Vantagens do uso do adesivo são que os hormônios contidos nele caem diretamente na corrente sanguínea e é mais seguro para as mulheres que costumam esquecer de tomar as pílulas convencionais todos os dias.

Os efeitos colaterais são também semelhantes às pílulas comuns, como dores de cabeça e enjoos, ou dores nas mamas. Porém, ele contém doses menores de estrogênio, o que pode reduzir esses sintomas.

Ele inibe a ovulação, impedindo a fecundação do espermatozoide no óvulo, da mesma maneira que os de via oral.

O fato de ser um adesivo pode gerar dúvidas, tais como em relação à eficácia dele, pois pode causar a falsa sensação de insegurança. Mas os médicos garantem que funciona normalmente, desde que obedecidas as formas corretas de uso. Não se pode colar e descolar antes do prazo de sete dias, por exemplo. Assim como os demais anticoncepcionais, o adesivo têm seus efeitos assegurados a partir do primeiro mês de uso. Antes disso é preciso usar outro meio de prevenção, como a camisinha.

Antes de começar a usar o adesivo, é importante consultar um ginecologista, para que se tenha certeza de que este é o melhor método para você. Existem diversas formas de prevenção de gravidez e cada mulher deve usar aquele que melhor se adeque ao seu organismo. E isso só poderá ser feito com a orientação médica.

Informações Importantes

O adesivo deve ser aplicado em região de pele saudável, limpa e seca, como as nádegas, abdome e parte superior e interna dos braços. A primeira aplicação deve ser feita no primeiro dia da menstruação. No oitavo dia é necessário que a mulher troque o adesivo e repita este procedimento do 15º dia. No 22º dia o adesivo é retirado e a mulher ficará sete dias sem nenhum adesivo, quando ocorrerá a menstruação. No mesmo dia da semana da aplicação do primeiro adesivo, inicia-se um novo ciclo de uso, aplicando um novo adesivo.

Por ser um método recente, existe no mercado apenas uma marca dos adesivos contraceptivos.

Basicamente, os adesivos transdérmicos são em seus efeitos e eficácia muito semelhantes às pílulas convencionais por via oral. A vantagem está na comodidade em não precisar tomar um comprimido todos os dias. Ainda não há dados que mostrem os níveis de aceitação do uso desse método contraceptivo, mas a tendência é de que seja bem aceito.

Adesivos EVRA (Contraceptivo)

Imagem de Amostra do You Tube

Confira Nossa Galeria de Fotos e Comente!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>