Você está aqui: Capa > Cuidados Especiais > Exame Preventivo Feminino

Exame Preventivo Feminino

Exame Preventivo Feminino

Exame Preventivo Feminino

A mulher é extremamente atenciosa com a beleza. Pele, cabelos, unhas, etc. A estética é tão superestimada que muitas delas acabam se esquecendo de prestar atenção em um item mais importante, a saúde. O exame preventivo feminino pode salvar vidas, evitar problemas mais sérios e eliminar dúvidas da cabeça.

Como Funciona Um Exame Preventivo Feminino?

É muito simples para quem já está acostumada a ir a um ginecologista. No caso das jovens que estão começando seus exames ginecológicos pode haver certo constrangimento. O importante é lembrar-se que o médico é um profissional, não está ali para se aproveitar da situação ou zombar do corpo de ninguém.

A primeira etapa de um exame preventivo feminino é a entrevista com a paciente. O médico deve perguntar se há algum tipo de dor, incômodo ou nódulos em alguma parte do corpo. É importante que nada seja ocultado, já que cada detalhe pode ser crucial. A vida sexual também deverá ser questionada (não em detalhes, claro). O especialista deve querer saber apenas da frequência das relações, se elas são realizadas com proteção e se há muitos parceiros.

Exame Físico Ou Anamnese

Depois das perguntas, quando o médico tem certas questões respondidas, é hora do exame físico.

Vale a pena lembrar que, em um exame preventivo ginecológico, é normal que seja solicitado que a examinada tire a roupa, mesmo as peças íntimas. A mulher irá para um local separado (se despir na frente do médico não é comum) onde retirará as roupas e colocará um traje esterilizado, um avental que recobre a parte da frente e de trás do corpo e tem aberturas nos locais onde os exames são feitos.

Geralmente o exame começa pelas mamas. Desse modo o médico pode detectar nódulos ou outros problemas. As próximas regiões verificadas devem ser o tórax, seguido pelo abdômen. Órgãos internos podem ser verificados parcialmente por especialistas apenas com o toque.

Exame Preventivo Feminino

Exame Preventivo Feminino

Então chega a hora do exame que mais constrange as garotas que estão nas suas primeiras consultas.

O exame do trato geniturinário é mais demorado e é necessário que seja preciso. Essa etapa tem duas partes. A primeira é apenas visual. O médico verifica se não há coloração diferente da normal nas paredes do sistema ou na parte externa da vagina. Depois usa o toque novamente para procurar anomalias. Pode ser necessário que haja também o toque retal, para avaliar a textura dos ovários.

Exame De Papanicolau

Esse tipo de exame preventivo feminino é básico. Extremamente necessário, mas muito incômodo para as mulheres.

O papanicolau é realizado com um equipamento chamado especulo (ou bico de pato), que é utilizado para expor o colo uterino, facilitando sua inspeção. Há um tipo especial feito para examinar mulheres virgens. Geralmente este exame é realizado quando começa a vida sexual da mulher. Caso as relações não tenham se iniciado até os 21 anos os exames precisam começar a ser feitos mesmo assim.

Imagem de Amostra do You Tube

Imagem de Amostra do You Tube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>