Você está aqui: Capa > Comportamento > Compulsão Alimentar: Você Sofre Desse Mal?

Compulsão Alimentar: Você Sofre Desse Mal?

Você Sabe Se Possui Compulsão Alimentar?

Por Raphaela Perin

Compulsão Alimentar: Você Sofre Desse Mal?

Compulsão Alimentar: Você Sofre Desse Mal?

Todo mundo sabe que o número de obesos e de pessoas acima do peso está aumentando no mundo. No Brasil, acontece o mesmo. Boa parte desse problema, porém, vem de um sintoma anterior: a compulsão alimentar. Esse distúrbio traz muitos problemas para quem o possui; por isso, é importante saber identificar se você sofre desse mal para poder entender melhor o que está por trás dele e como solucionar esta questão.

O Que É

Basicamente, a compulsão alimentar é um descontrole diante dos alimentos. As pessoas que sofrem desse mal não conseguem comer pouco de cada vez e sempre exageram, sem perceber que estão fazendo isso. O resultado é o aumento de peso e de índices negativos nos exames de saúde, como o do colesterol ruim. Ou seja, além de piorar a sua qualidade de vida, a compulsão alimentar pode trazer reais problemas de saúde. Por isso, ela precisa ser identificada o mais rápido possível.

Geralmente, quem possui a tarefa de identificar a compulsão alimentar é o médico. Mas como ele nem sempre conhece toda a rotina do paciente e às vezes as pessoas não fazem um acompanhamento médico adequado, é importante que você reconheça os sinais mais claros da compulsão alimentar para saber se também possui esse problema.

Então, confira os sintomas e verifique se possui alguns problemas como esse:

- Comer o tempo todo: muitas pessoas usam a comida para conseguirem suprir vazios emocionais que possuem. Por isso, elas acabam comendo o tempo todo, o dia inteiro. E não são comidas saudáveis; na maioria das vezes, são guloseimas, extremamente calóricas e com poucos nutrientes.  Também é preciso atentar que pessoas com compulsão alimentar não comem por sentirem fome, mas sim porque têm vontade de comer.

Compulsão Alimentar: Você Sofre Desse Mal?

Compulsão Alimentar: Você Sofre Desse Mal?

- Comer escondido das outras pessoas: quem tem compulsão alimentar não gosta de admitir isso e quer evitar que outras pessoas descubram esse problema. Por isso, elas simplesmente começam a comer escondido das outras pessoas, para evitar o julgamento alheio. Para conseguirem comer sem ninguém perceber, é comum que pessoas com compulsão alimentar comam à noite, quando todos estão dormindo, e mantenham comida no carro ou no quarto.

- Comer muito rápido: essa é uma estratégia de quem tem compulsão alimentar. A pessoa come muito rápido para parecer que está comendo menos e poder comer mais, sem ser tão julgado pelas outras pessoas.

- Não saber diferenciar a fome da vontade de comer: a pessoa que tem compulsão alimentar tem a tendência de  não perceber se está verdadeiramente com fome ou somente quer comer. Assim, a pessoa tem vontade de comer e isso geralmente está relacionado a alimentos gordurosos, doces e guloseimas em geral. O resultado é que a pessoa acaba passando mal depois de tanto comer.  Além disso, o ato de comer muito causa a distensão gástrica do estômago, que ocasiona ânsia de vômito, desconforto e outros problemas.

- Comida como válvula de escape: a pessoa come mais quando passa por algum episódio complicado na vida emocional, como um episódio de tristeza, ansiedade, angústia, etc.

- Descontrole x culpa: depois de comer compulsivamente, a pessoa que sofre da compulsão alimentar costuma sentir-se culpada, admitindo que o problema existe, mas sem conseguir livrar-se dele. Em alguns casos extremados, a culpa pode fazer a pessoa a aumentar o problema, chegando à bulimia.

Portanto, cuidado! É melhor ter uma alimentação saudável e se sentir bem consigo mesma.

Imagem de Amostra do You Tube


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>