Você está aqui: Capa > Cálculo de IMC

Cálculo de IMC

Peso: Kg
Altura: m

Tabela de IMC

IMC
 Classificação
 abaixo de 18,5  Subnutrido ou abaixo do peso
 entre 18,6 e 24,9  Peso ideal (parabéns)
 entre 25,0 e 29,9  Levemente acima do peso
 entre 30,0 e 34,9  Primeiro grau de obesidade
 entre 35,0 e 39,9  Segundo grau de obesidade
 acima de 40 Obesidade mórbida

Abaixo de 18,5 Subnutrido ou Abaixo do Peso

Se você está abaixo do peso, precisa descobrir qual o fator que dificulta seu ganho de peso. Pode ser que você esteja ingerindo uma quantidade muito pequena de alimentos, ou apenas tem seu metabolismo mais acelerado. A causa deve ser investigada, pois além desses fatores acima, problemas mais sérios podem estar causando esse problema como tumores, problemas gastrointestinais, endócrinos e até mesmo anorexia. Procure um nutricionista, e siga as recomendações dele.

Entre 18,6 e 24,9 Peso Ideal (Parabéns!)

Parabéns! Você está no seu peso ideal. Certamente tem uma boa alimentação e pratica exercícios físicos regularmente. Se não tem uma rotina assim, lembre-se que a saúde não está só no seu peso, mas sim baseada em uma rotina saudável que vai se refletir lá na frente conforme os anos forem passando. Não se acomode! Invista em hábitos mais saudáveis e viva por mais muitos anos.

Entre 25,0 e 29,9 Levemente Acima do Peso

Sinal Amarelo! Hora de prestar atenção nos seus hábitos. Apesar de não estar totalmente acima do peso, você deve rever sua alimentação e sua rotina de exercícios. Não deixe o tempo passar e dificultar a volta do seu peso ideal. Procure se alimentar melhor, comer alimentos mais saudáveis e se mexer mais. Em pouco tempo terá recuperado seu peso ideal, se tiver dificuldades procure um nutricionista para orientá-lo.

Entre 30,0 e 34,9 Primeiro Grau de Obesidade

Sinal Vermelho! Você já se encontra na faixa de risco de doenças como cardiopatia, Diabetes tipo II, colesterol e hipertensão. Procure um nutricionista e reveja sua alimentação, invista em exercícios físicos e faça exames regularmente para saber como anda sua saúde. Não descuide de você mesmo. Ainda da tempo de recuperar sua saúde e auto estima, não perca tempo!

Entre 35,0 e 39,9 Segundo Grau de Obesidade

Sinal Vermelho! Você já se encontra com risco grave de doenças associadas à obesidade, o risco de morte já está na faixa de 50%! Procure um nutricionista ou até mesmo um endocrinologista e se oriente sobre uma alimentação mais saudável, procure saber quais são as atividades físicas que você pode praticar e leve uma vida mais ativa. A sua saúde é muito importante, não deixe o comodismo te desanimar, mexa-se!

Acima de 40 Obesidade Mórbida

Sinal Vermelho! Risco muito alto de adquirir todas as doenças ligadas à obesidade, o risco de morte já chega a 90%. Procure um nutricionista para rever sua alimentação eu um endocrinologista para solicitar todos os exames necessários para saber de sua saúde. O médico vai verificar a necessidade de entrar com medicamentos ou até mesmo solicitar uma cirurgia bariátrica. Quanto aos exercícios físicos, oriente – se para saber qual você pode praticar, opte pelos mais leve para começar. Nunca é tarde para recomeçar, se anime e seja feliz com você mesmo!

Índice de Massa Corpórea (IMC)

O IMC – Índice de Massa Corpórea é uma fórmula matemática usada para orientar a população, de maneira mais clara, sobre o peso que, relacionado com a altura defines e a pessoa está gorda ou magra. Seu objetivo é mostrar magresa excessiva, obesidade ou a obesidade mórbida.

O cálculo para descobrir o IMC é simples: IMC = peso / (altura * altura) ou IMC = peso / altura².

Segundo a nutricionista Maria Inês da Silva, “O IMC leva em consideração as diferenças da composição corpórea ao definir o nível de adiposidade de acordo com a relação de peso e altura, eliminando assim a dependência do tamanho do esqueleto. Uma pontuação entre 20-25 está associada a um menor risco de morte precoce. A obesidade é caracterizado pelo IMC de acordo com seus três graus: Grau I, Grau II e Grau III”, afirma.

Maria Inês ainda orienta sobre uma alimentação adequada para que você se mantenha dentro do peso ideal. “ Faça ao menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar), e dois lanches por dia. Inclua, também, nas refeições diárias seis porções do grupo de cereais como arroz, milho, trigo pães e massas; tubérculos como as batatas; e raízes como a mandioca. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos naturais”, indica

Além disso, a nutricionista deixa claro a importância de ingerir, todos os dias, verduras e frutas. “É preciso ingerir pelo menos três porções de legumes e verduras durante as refeições e, ainda, três porções ou mais, de frutas, seja como sobremesa seja como lanche. Coma feijão com arroz; três porções de leite e derivados; e uma de carnes, aves, peixes ou ovos.”, esclarece.

A indicação de Inês, também vai para os excessos, dos quais, é recomendável diminuir. “ Atente para o rótulo dos alimentos e escolha aqueles com menor quantidade de gordura trans. Evite refrigerantes e sucos industrializados; bolos; biscoitos e recheados; doces e outras guloseimas como regra de alimentação. Utilize, no máximo, uma porção de óleos vegetais, azeites, manteiga ou margarina. Diminua a quantidade de sal; e evite alimentos industrializados com muito sal como o charque, presunto, conservas de vegetais, molhos e temperos prontos”, alerta.

Por fim, a profissional reforça a importância dos exercícios. “Nunca esquecer de ingerir pelo menos dois litros (de seis a oito copos) de água por dia. Praticar, ao menos, 30 minutos de atividade física todos os dias e evitar bebidas alcoólicas e fumo ajudam a manter o IMC adequado”. Finaliza.

5 comentários

  1. Eu estou no peso ideal pra mim que bom. Para aquelesque o resultad não deu muito bom levante a cabeça e parta pra malhação!!!!

  2. Amei essa tabela, sempre fica a dúvida se estou no peso ideal ou não. No espelho, eu acho que não rs.
    FB
    feiasnamoda.blogspot.com

  3. entao meu peso ta ideal pra minha altur sim ou nao

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*