Você está aqui: Capa > Boa Forma > Sibutramina Corta o Efeito do Anticoncepcional?

Sibutramina Corta o Efeito do Anticoncepcional?

Qual o Efeito da Sibutramina no Uso de Anticoncepcionais?

Sibutramina Corta o Efeito do Anticoncepcional ?

Sibutramina Corta o Efeito do Anticoncepcional ?

Por Raphaela Perin

Que mulher não quer emagrecer? O peso nunca está bom, sempre é preciso perder mais dois quilinhos (ou mais). Mas esse pensamento pode levar a alguns comportamentos negativos para a saúde do organismo. Os principais estão relacionados ao uso de medicamentos emagrecedores, como a sibutramina. A grande questão é que esses remédios interferem no funcionamento do organismo e, por isso, podem afetar a ovulação da mulher e a fertilização.

Neste sentido, uma pergunta  constante é: a sibutramina corta o efeito do anticoncepcional? Segundo estudos científicos, esta droga ainda não tem esse poder, mas, por outro lado, não é indicada para gestantes, porque pode causar problemas ao feto em desenvolvimento,  e lactantes. Portanto, é preciso ter cuidado em dobro para não engravidar enquanto estiver tomando o medicamento.

 O Que É?

A sibutramina é um dos moderadores de apetite mais utilizados no Brasil. A princípio, este medicamento só pode ser vendido em farmácias com receita médica, sendo que a prescrição fica retida. Ou seja, apenas um médico especializado está autorizado a indicar o uso da sibutramina aos pacientes. Isso acontece porque este remédio pode trazer muitos efeitos colaterais, como náusea, boca seca, estômago irritado, constipação, tontura, sonolência, cólicas, dor de cabeça, dor nas articulações, pressão alta, apetite elevado, gosto diferente na boca, etc.

De qualquer forma, para quem quer emagrecer, é um medicamento que faz muito efeito. Em linhas gerais, a sibutramina age diretamente no sistema nervoso central, fazendo a regulação da saciedade diretamente na parte do cérebro responsável por essa sensação: o hipotálamo. Assim, a pessoa sente menos fome, come menos e, consequentemente, emagrece.

Contraindicações

Sibutramina Corta o Efeito do Anticoncepcional ?

Sibutramina Corta o Efeito do Anticoncepcional ?

Como é um medicamento poderoso, a sibutramina não tem o seu uso recomendado para todos os tipos de pessoas. Além das gestantes, pessoas com condições psiquiátricas (como depressão, anorexia e bulimia, por exemplo), que façam uso de outros inibidores ou antidepressivos, que têm pressão alta não controlada, hipertensão pulmonar, arritmia, doença coronária, insuficiência cardíaca, que sofreu infarto ou tem hipertireoidismo não devem ingerir a sibutramina.

Também é preciso avaliar que pessoas com menos de 18 anos e hipersensibilidade ao remédio devem evitar a ingestão. Portanto, é preciso frisar que o melhor é passar por uma avaliação médica para verificar se realmente é necessário usar a sibutramina para conseguir emagrecer. Na maioria dos casos, fechar a boca e fazer exercícios já são suficientes.

De qualquer forma, quem já estiver usando o medicamento precisa fazer um controle adequado dos efeitos colaterais. Existem, inclusive, alguns sintomas que requerem atenção maior, como dor no peito, problemas para urinar, ataque apoplégico (cujo sintoma mais comum é uma rápida paralisia causada por uma hemorragia ou coágulo rompido), hemiplegia (paralisia de parte do corpo), visão anormal, edema e dispneia (comumente uma falta de ar com desconforto para respirar).

Confira Nossa Galeria de Fotos e Comentem!


2 comentários

  1. gostaria de saber se a subtramina tira o efeito do anticoncepcional mesmo.

    por que isso o médico não me informou..

    e se acontecer qualquer coisa disso comigo eu vou processar o médico sim. com toda certeza e ele vai pagar todos os meus gastos pois irei até o final.

  2. Boa tarde, gostaria de saber se há algum risco em fazer uso combinado de sibutramina com termogênico, uma vez que realizo atividade física e gostaria de acelerar a queima de gordura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>